Os representantes nacionais das Olimpíadas da Informática conseguiram obter bons resultados internacionais, trazendo para casa três medalhes de bronze.

Promovidas em Portugal pela Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação (APDSI), as Olimpíadas da Informática da Europa Ocidental decorreram no passado 17 de junho, de forma remota. Estiveram presentes alguns alunos dos ensinos básico e secundário nacionais, vencedores das provas nacionais.

Cada país pode apresentar um máximo de seis alunos, selecionados durante um estágio online organizado pelo Professor Pedro Ribeiro. O grupo de alunos português obteve resultados muito positivos, conquistando três medalhas de bronze, pelos alunos Tiago Sousa, Tomás Faria e Luís Barbosa, dois do 12º e um do 10º ano. Compuseram a seleção nacional ainda os alunos Laura Muliar (10º), Diogo Ferreira (11º) e Pedro Peixote (12º).

A participação dos alunos na competição de informática foi feita de forma remota, tendo participado um total de 58 concorrentes de 10 países: Bélgica, Espanha, França, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Portugal, Reino Unido e Suíça. Segundo a organização, esta prova foi um meio de excelência para ganharem experiência internacional. A APDSI afirma que vai continuar a apostar no futuro nestas competições, com a ambição de o fazer em formato presencial. Em 2024 será realizado no Reino Unido e em 2025 em Itália.

Parabéns, a todos os nossos concorrentes!
Podem ver mais informações sobre esta competição aqui: https://weoi.org/
Giga Maria