Estamos a poucos meses do fim do Windows 10, e a Microsoft continua a introduzir novidades neste sistema. Embora essas atualizações ocorram lentamente, elas trazem algumas melhorias importantes. No entanto, a próxima mudança pode não agradar a todos, pois a Microsoft começará a alertar os utilizadores do Windows 10 para que abandonem as contas locais.

Microsoft quer acabar com as contas locais
Há já algum tempo que a Microsoft iniciou um processo para garantir que os utilizadores deixem de usar contas locais. A ideia é que todos usem as suas contas Microsoft e assim tenham os seus dados protegidos e sincronizados pela gigante do software, facilitando a migração de sistemas.

A Microsoft pretende mudar o Windows 10 para introduzir a mesma obrigatoriedade: que os utilizadores utilizem contas online em vez de contas locais armazenadas no PC.

Tudo funcionará como um alerta nas definições do Windows 10, que levará os utilizadores a fazer a mudança. Naturalmente que esta conversão será acompanhada pela Microsoft, ainda que numa área sempre gerida pelo utilizador no processo.

A Microsoft inicia todo o processo com a criação de um backup dos dados do utilizador. Ali podem escolher o que querem guardar e como o vão fazer, já com tudo associado à conta do utilizador e não a conta local do Windows 10.

Desligar as Notificações ou os Alertas, pode ajudar.
Apesar de querer que os utilizadores façam a mudança das contas locais, a Microsoft ainda permite que estas notificações sejam desativadas. Isso será feito desligando as notificações da app Definições. Será ainda possível fechar o alerta nesta área para a mudança nas contas.

A luta dos utilizadores para manter as suas contas locais no Windows 11 têm sido bastante aguerrida. A Microsoft quer agora mudar essa mesma regra para o Windows 10, mesmo que este estejam quase a perder o suporte.

Isto pode significar o uso obrigatório da nuvem da Microsoft a (ONEDRIVE) bem como o fim de alguma privacidade, que nos garantiam as nossas contas locais no Windows.

Vamos aguardar se a Microsoft irá manter esta tendência nos próximos tempos ou se irá ouvir os milhares de utilizadores contra esta medida.

Giga Maria