20 anos de aniversário da rede social criada por Mark Zuckerberg foram comemorados com uma subida significativa do número de utilizadores mensais.
A 4 de fevereiro de 2004, surgiu online o projeto que marcaria a nova era das redes sociais. Inicialmente aberto apenas para estudantes da Universidade de Harvard e depois para outras faculdades, era conhecido como thefacebook.com, "uma produção de Mark Zuckerberg", embora tivesse cinco cofundadores oficiais.
Dois colegas de Zuckerberg em Harvard, os irmãos Cameron e Tyler Winklevoss, processaram-no por supostamente copiar a ideia do Facebook. As partes chegaram a um acordo, com os Winklevoss a receberem 65 milhões de dólares. A disputa foi retratada no filme “A Rede Social”, de 2010, que ganhou três Oscars.
Passados 20 anos, o logo de cor azul ainda é reconhecível, mas entretanto percorreu um longo caminho, assim como a marca que representa.
O 20º aniversário do Facebook foi marcado por um aumento significativo de utilizadores mensais. Segundo dados da Meta, a rede social registou lucros de 39 mil milhões de dólares em 2023 e 3,07 mil milhões de utilizadores ativos mensais, um aumento de 3% em relação ao ano anterior.
Até hoje, o Facebook nunca registou uma queda anual no número de utilizadores ativos. No entanto, a Meta anunciou que deixará de divulgar esses dados, focando-se em métricas mais relevantes para o negócio publicitário, como alterações nas impressões de anúncios e o preço médio por anúncio.
O foco no lucro publicitário tem colocado as redes sociais sob escrutínio de governos e grupos de cidadãos preocupados com o impacto negativo nas pessoas, especialmente entre os mais jovens.
Os nossos parabéns à Rede Social que permitiu dar voz a Biliões de Pessoas pelo mundo inteiro.
Aproveitamos para o convidar a seguir a nossa página no Facebook.