Neste artigo, vamos tentar não ser extensos mas sim objectivos. Lidamos diariamente com Clientes e é frequente o tema dos Backups. 

Na Giga Maria, aconselhamos sempre o Backup Local ou misto. Ou seja copiar os seus dados quer para um Disco Externo ou fazer o mesmo Backup para Disco e Nuvem (Cloud).

Porquê fazer Backup para Disco Local?
Por várias razões, entre as quais destacamos, maior segurança e mais privacidade.
Um bocado Old School", sem dúvida... dá mais trabalho, nem sempre temos o Disco Externo perto, o procedimento de cópia é mais lento, enfim, uma série de razões pelas quais as pessoas tem preguiça de fazer backups localmente. Tirando estas questões, é o backup mais seguro e privado que poderá fazer. Subentende-se que faz cópia dos seus dados para o disco Externo e em seguida arruma numa gaveta, não deixa o Disco de Backups ligado ao computador por questões de preguiça ou simplesmente porque dá mais jeito. Se o fizer, os dados no seu Backup ficam igualmente vulneráveis.

Dependendo da importância que atribuí aos seus dados deve frequentemente fazer cópias de segurança para o seu disco externo. Pelo menos tente fazer uma vez por mês.

Deve fazer Backups Encriptados ou Simplesmente Cópia?
Recomendamos que faça uma cópia simples dos seus dados. Mas se desejar um nível maior de segurança pode fazer backups com encriptação. Para tal já deve possuir um pouco mais de conhecimentos técnicos e vai precisar de softwares que façam essa tarefa de cópia de segurança com encriptação dos seus dados. Isto requer que coloque uma boa password e que nunca se esqueça da mesma, para o caso de ter de recorrer aos seus dados. 

E fazer Backups do Sistema inteiro usando até o Windows para tal?
Pode fazer, mas não recomendamos. Ao usar o sistema de Backups do Windows e faz cópia d esperança do seu sistema completo, está igualmente a copiar o lixo que se vai acumulando ao longo do tempo d utilização do seu computador. Além de que este forma de fazer backups escrita-lhe igualmente os seus dados para maior segurança, tornando assim o processo de restauro o um pouco mais complicado. Imagine que tem um backup do seu sistema feito no seu disco externo, e entretanto precisa de o restaura e o seu computador já é diferente. Torna quase impossível o restauro do sistema. Só conseguirá aceder mesmo aos seus dados através de outros softwares específicos. Além de um conhecimento mais avançado sobre estes temas.

Mas isto de copiar para o Disco Externo, dá uma trabalheira enorme!!!
Dá pois... especialmente quando é feito todo o processo de forma manual. Mas é sem dúvida muito seguro e prático. 

No entanto existem softwares especializados em backups que lhe permite criar rotinas e trabalhos pre-definidos que lhe facilitam este processo. Um dos softwares com que trabalhamos é o Iperius Backup, que é uma excelente ferramenta dedicada a toda forma e feitio de proteger os seus dados.

Então não é mais prático copiar os meus dados para a nuvem?
É pois... mas tudo depende da importância e do grau de confidencialidade que atribui aos seus dados. Se tem dados sensíveis, não recomendamos que faça cópia de segurança para a Cloud. Caso contrário, é muito mais prático fazer backups para a nuvem.

Lembre-se, que o ato de colocar a sua informação na Cloud, está a confiar a empresas terceiras, por muito bom nome que tenham, todos os seus dados. Estas empresas tem como um dos seus objectivos, vender espaço e como a sua informação está sempre a aumentar a probabilidade de pagar esse espaço é quase inevitável.
No caso dos smartphones, é completamente impossível usá-los sem que tenhamos de ter uma conta de email para ativar e usar o telefone. Este simples ato, já os compromete a ter os nossos dados na nuvem. 

Não tem segredos nem se preocupa em ter os seus dados na Cloud?
Então serviços Cloud como Onedrive (Microsoft), Google Drive (Google) iCloud (Apple), que são os mais populares são os mais recomendados, para si.
Alguns destes serviços até lhe sugerem para sincronizar o seu computador local com a nuvem, o que é uma forma de backup mas pouco perfeita, uma vez que se apaga um ficheiro do disco, igualmente apaga da nuvem. A perda de dados é seguramente algo que deve evitar. Por isso recomendamos que não use esta opção e faça cópias simples e regulares para a nuvem.

Por fim, lembre-se sempre que o mais importante é proteger sempre os seus dados. Por isso faça Backups, muitos Backups. 

Posso trabalhar com os meus ficheiros diretamente na Nuvem?
Pode sim... No entanto, recomendamos que faça cópias regulares dos seus ficheiros mais importantes para outras pastas, mesmo dentro da nuvem. Porque se apagar sem querer um ficheiro e mais tarde precisar do mesmo. se não houver backups, estes só são recuperáveis num prazo máximo de 30 dias.

Evidentemente que existem Clouds (nuvens) que oferecem, mais segurança e mais privacidade do que estes serviços mais populares, mas são proporcionalmente mais caros,
Nas Clouds pagará sempre mais por tamanho de espaço disponível e pelo nível de segurança. Podendo mesmo encriptar a sua informação, de forma proteger melhor os seus dados. Um serviço cloud bem completo e muito profissional, com que trabalhamos é o da pCloud que é bastante acessível em termos de preços.  

 

Giga Maria